segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

DIMENSÕES GEOMETRICAS

       

UNIDIMENSIONAL, BIDIMENSIONAL E TRIDIMENSIONAL: CONCEITOS E REPRESENTAÇÕES

É importante destacar que a referência às dimensões no Ciclo de Alfabetização deve favorecer o conhecimento de conceitos básicos sobre os polígonos (figuras geométricas planas) e poliedros (sólidos geométricos) como representações, uma vez que os objetos e seres do mundo real são sempre tridimensionais.




Dessa maneira, os conceitos unidimensional (reta) e bidimensional (quadrado, retângulo, círculo, triângulo) são apenas representações que podem ser associadas ao mundo real. 

Por exemplo, a observação de uma janela nos remete à forma de um quadrado ou um retângulo, mas a janela real é tridimensional, uma vez que possui profundidade, largura e altura.



Da mesma maneira, a folha de papel representa um retângulo, mas, na realidade, é um objeto tridimensional, pois embora seja fina possui determinada gramatura podendo determinar-se a sua altura, largura e espessura.




Outro tema polêmico é o conceito unidimensional associado à linha ou reta, cuja única dimensão é o comprimento. O que dizer das figuras abaixo? São unidimensionais ou bidimensionais?


As espirais acima do ponto de vista da representação são figuras unidimensionais, porque mantêm o conceito de linha, apesar da forma não representar uma reta. A espiral do caderno como objeto do mundo real é tridimensional, mas do ponto da representação é uma linha, portanto, unidimensional.

A densidade do tema comprova que essa abordagem mais ampla sobre as dimensões não será alvo de discussões com os alunos do ciclo de alfabetização, aos quais o importante é conhecer os conceitos básicos e relacioná-los às figuras convencionais.

Discussões mais aprofundadas são interessantes como forma de ampliação de conhecimentos dos professores, mas apenas para que reflitam e planejem a abordagem do tema de maneira simples e produtiva aos seus alunos, considerando a faixa etária e os direitos essenciais de aprendizagem.

No link http://www.ecientificocultural.com/MOV/mov03.htm há um bom texto sobre o assunto.



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