quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

EXERCÍCIOS DE GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDAS

A LUZ DA MATEMÁTICA

GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDAS


0.1 QUESTÃO
(OBMEP – RJ) Um atleta corre 5 000 m por semana em uma quadra de esportes, que tem uma pista curta e outra longa. Em uma semana ele treinou seis dias, sendo que a cada dia correu uma vez na pista longa e duas na pista curta. Na semana seguinte ele treinou sete dias, sendo que a cada dia correu uma vez em cada pista. Podemos, então, afirmar que:

a) a pista longa é três vezes maior que a curta.
b) a pista longa é quatro vezes maior que a curta.
c) a pista longa é cinco vezes maior que a curta.
d) a pista longa é 600 m mais longa que a curta.
e) a pista longa é 500 m mais longa que a curta.

0.2 QUESTÃO
(CEETEPS – SP) Na Lua, a distância entre duas colônias é 120 km. A medida entre essas colônias em um mapa feito na escala 1 : 600 000 é:
a) 2 cm.        b) 20 cm.        c) 50 cm.     d) 60 cm.    e) 200 cm.

0.3 QUESTÃO
(OBMEP – RJ) A figura é composta de triângulos retângulos isósceles todos iguais. Qual é a área em cm 2  da parte sombreada?



a) 20         b) 25         c) 35         d) 45         e) 50

0.4 QUESTÃO
(OBMEP – RJ) Na casa de Manoel há uma caixa-d’água vazia com capacidade de dois metros cúbicos. Manoel vai encher a caixa-d’água trazendo água de um rio próximo, em uma lata cuja base é um quadrado de lado 30 cm e cuja altura é 40 cm, como na figura. No mínimo, quantas vezes Manoel precisará ir ao rio até encher completamente a caixa-d’água?


a) 53
b) 54
c) 55
d) 56
e) 57

0.5 QUESTÃO
(CEETEPS – SP) A figura apresenta o esboço de uma fantasia que o carnavalesco Zezinho Vinte fez para a Ala Geométrica da sua escola, a “Unidos da Lapinha”.


O número de círculos necessários para decorar toda a peça esboçada é:
a) 110.         b) 173.         c) 180.         d) 220.         e) 231.

0.6 QUESTÃO
(OBMEP – RJ) Uma escola resolveu construir uma pista de corrida, formada por dois trechos retos de comprimento  C  e dois trechos semicirculares de raio igual a 10 metros, conforme indicado na figura (não se leva em conta a largura da pista).


Os alunos da escola propuseram cinco valores para  C : 20 m, 25 m, 30 m, 35 m e 40 m. Para qual desses valores de  C  a soma dos comprimentos dos trechos retos está mais próxima da soma dos comprimentos dos trechos semicirculares?
a) 20 m         b) 25 m         c) 30 m         d) 35 m         e) 40 m

0.7 QUESTÃO
Para pintar uma parede com o formato e as dimensões de acordo com a figura, gasta-se 1 litro de tinta para cada 9 m² de área. Cada lata contém 2 litros de tinta. Qual a menor quantidade de latas que deve ser comprada para pintar toda a parede?
 
0.8 QUESTÃO
Com uma lata de tinta é possível pintar 50 m² de parede. Para pintar as paredes de uma sala de 8 m de comprimento, 4 m de largura e 3 m de altura, gastam-se uma lata e mais uma parte da segunda lata. Qual a porcentagem de tinta que resta na segunda lata?
a) 22%
b) 30%
c) 48%
d) 56%
e) 72%

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