quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

TORRE DE HANÓI

A torre de Hanói, também conhecida por torre de bramanismo ou quebra-cabeças do fim do mundo, foi inventada e vendida como brinquedo, no ano de 1883, pelo matemático francês Edouard Lucas. Segundo ele, o jogo que era popular na China e no Japão veio do Vietnã. O matemático foi inspirado por uma lenda Hindu, a qual falava de um templo em Benares, cidade Santa da Índia, onde existia uma torre sagrada do bramanismo, cuja função era melhorar a disciplina mental dos jovens monges. De acordo com a lenda, no grande templo de Benares, debaixo da cúpula que marca o centro do mundo, há uma placa de bronze sobre a qual estão fixadas três hastes de diamante. Em uma dessas hastes, o deus Brama, no momento da criação do mundo, colocou 64 discos de ouro puro, de forma que o disco maior ficasse sobre a placa de bronze e os outros decrescendo até chegar ao topo.


O jogo consiste em uma base de madeira onde estão firmados três hastes verticais, e um certo número de discos de madeira, de diâmetros diferentes, furados no centro. Vamos chamar de A, B e C, as três hastes, conforme a figura.



No começo do jogo os discos estão todos enfiados na haste A, em ordem decrescente de tamanho, com o menor disco acima de todos. O objetivo é mover todos os discos, de A para C, obedecendo às seguintes regras: 1)Somente um disco pode ser posto de cada vez. 2)Um disco maior nunca pode ser posto sobre um disco menor.

É interessante notar que é possível calcular o número mínimo de movimentos para se realizar a tarefa de passar todas as peças de um pino para outro. Com 4 peças, gastamos 15 movimentos. Com 5 peças, precisamos de no mínimo 31 movimentos. A fórmula é assim: Se temos que levar n peças de um pino para outro, precisamos de no mínimo 2n-1 movimentos.

Digamos que fosse verdadeira a lenda das Torres de Hanói.  Vamos supor que um monge começe hoje a movimentar as peças das hastes do templo, realizando um movimento por segundo. Como temos 64 círculos no templo, ele precisaria, de acordo com a fórmula, de no mínimo 264-1 movimentos para terminar o jogo. Assim, ele gastaria 18.446.744.073.709.551.615 segundos para completar a tarefa. Isso dá mais ou menos 585 bilhões de anos. 

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