domingo, 20 de dezembro de 2015

A  GRANDEZA DE SER UM PROFESSOR MAIÊUTICA NA PÓS-MODERNIDADE



                       
                                                                           
Uma das brilhantes teorias de Sócrates é conhecida como Maiêutica, desenvolvida no século IV a.C. em homenagem a sua mãe que era parteira, ou maiêutica em grego. O filosofo entende que para criar uma ideia é necessário antes acontecer o parto. Os preparativos para este momento é sem duvidas um dos mais especiais, saber que uma vida será gerada, causa expectativas acelerando o coração da “parteira,” que de forma ansiosa espera pacientemente para ouvir o choro da criança anunciando seu nascimento, no entanto existe todo um processo, ou até mesmo condições específicas que precedem este evento.  
Partindo deste principio teceremos alguns pontos que julgamos ser relevantes e que ao longo dos anos vem causando desequilíbrio na Educação, são parasitas causadores de rupturas na relação professor/aluno, sufocando a cultura moral, provocando falta de socialização, distanciamento do relacionamento pessoal, individualismo e agressividade, despertando um sentimento contrário ao da parteira no coração dos docentes. Diferente da geração da era moderna, onde a “razão” era sua bandeira, em meados do século XX, surge à geração pós-moderna, cujo emblema é a “emoção”, provocada pelas imagens, alimentada por uma força propulsora conhecida como tecnologia e mergulhada no capitalismo, perdendo a sensibilidade e consequentemente o discernimento do descartável e o importante..  Haja vista essa força  consistir em influencia-los de duas maneiras;

I-             Turbinando suas mentes com informações rápidas;
II-             Tornando tudo descartável, até mesmo o considerado relevante.  

A palavra Educação pela etimologia significa "guiar para fora" ou "por para fora", assim o professor maiêutica precisa usar as ferramentas necessárias e uma proposta pedagógica para assim ser possível provocar às contrações que são sinais evidentes de um parto. Com tantos esforços para recontextualizar o cenário atual, mesmo sendo bombardeados diariamente, os docentes (professor) tem apontando condições e desenvolvido estratégias que possibilitem o nascimento de ideias, na ansiedade de guiar para fora o desconhecido que existe dentro de cada discente (aluno) através de um parto bem sucedido. Confesso ser essa uma tarefa não tão fácil, instiga-los a desenvolver habilidades, desafiando-os a sair da zona de conforto, provocar o despertar de um olhar mais atento as questões da vida. Assim, Sócrates apresenta um conjunto de ideias que viabilizava mostrar a importância do conhecimento e o poder da transformação pela qual determinado individuo passara por ela. 

Autor: Ailton Gomes

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